Para entender a evolução das metodologias e referências do empreendedorismo, você pode ler o artigo Como estruturar um novo negócio: Evolução histórica. Se preferir uma versão mais detalhada deste artigo, confira Como estruturar seu negócio: Plano de negócios ou desenvolvimento de clientes? (Versão estendida) Na nossa visão, atualmente as metodologias de apoio ao empreendedor estão dividido em duas linhas:
Plano de negócios
É um documento que descreve os mínimos detalhes do negócio: clientes, recursos, preços, canal de distribuição, fornecedores, metas, projeções financeiras, etc. Apesar de ser a referência na maioria dos cursos de graduação em negócios, é visto como um empreendedorismo ultrapassado, direcionado para negócios mais tradicionais.
Benefícios
- Aprender com outros planos: É possível encontrar planos de negócios já prontos similares ao seu negócio.
- Ter um roteiro: Empreendedor sabe quais os próximos passos, pois foi planejado desde o zero até a execução do negócio pronto.
Pontos fracos
- Falta de posicionamento: Montar um documento atrás de uma mesa não mostra bem os problemas, necessidades e desejo do cliente, e limita o posicionamento do produto.
- Falta de experimentação: É um processo engessado, sem testes não há aprendizado com o mercado.
- Lento: Vai exigir muito esforço para projetar, demorando a começar a executar o negócio.
- Caro: É projetado o negócio completo, exigindo investimento maior para executar o plano.
Desenvolvimento de clientes
São as metodologias ágeis com ciclos de experimentação, como Lean startup, Canvas, Design thinking, etc. É visto como o empreendedorismo descolado e moderno, onde é mais direcionado para inovadores e startups.
Benefícios
- Entender bem o problema: Por ter contato constante com o cliente, entende a fundo seus problemas, necessidades e desejos.
- Agilidade de aprendizagem: Por realizar muitos testes, tem aprendizado e crescimento rápido.
- Olhar científico: Baseia suas decisões em dados e evidência.
Pontos fracos
- Falta de detalhamento na estruturação: Canvas oferece uma descrição superficial do negócio.
- Falta de documentação: Muita coisa fica centralizado na cabeça do empreendedor.
- Falta de planejamento: Planejamento estratégico e financeiro são negligenciados.
Visão da Alia
Apesar dessa divisão, em que startups ficam com as metodologias de Desenvolvimento de Clientes e empresas tradicionais com o Plano de Negócios, nós acreditamos que o empreendedorismo não é tão preto no branco, uma vez que cada metodologia tem seus pontos positivos e negativos.
Portanto, acreditamos que tanto o Desenvolvimento de Clientes como o Plano de Negócios devem ser utilizados em conjunto na estruturação de qualquer negócio.
Afinal, qual devo fazer, plano de negócios ou desenvolvimento de clientes?
Não achamos que deveria haver essa visão separatista entre metodologias para startups e negócios tradicionais. É claro que algumas ações devem ser adaptadas para o negócio e momento, mas ambos precisam de planejamento, agilidade, pesquisa atrás da mesa e experimentos fora do prédio. Ambos devem ser tratados com a mesma qualidade metodológica e aplaudidos por suas conquistas, independente de ser de base tecnológica ou não.
Metodologia Alia
Estamos propondo na Alia uma nova metodologia de apoio ao empreendedor onde unimos esses dois mundos, trazendo o que há de bom do Plano de Negócios: Detalhamento na estruturação do modelo de negócios, projeções financeiras e metas de curto, médio e longo prazo. E claro que não poderia faltar o melhor do Desenvolvimento de Clientes: Experimentação contínua com clientes, aprendizagem ágil e ações baseadas em dados.
Ao participar de nosso programa de estruturação de negócios, você estará aplicando metodologias de todos esses livros e muito mais. Siga-nos em nossas redes sociais e fique sabendo sempre que abrirmos novas turmas.
Quem escreveu esse post
Vitor Hazin – Fundador da Alia.
Empreendedor desde 2015, quando iniciou a Neurobots, uma startup premiada mundialmente que desenvolve exoesqueletos controlados pelo cérebro para reabilitação de pacientes que sofreram AVC.